Protection Gap em Portugal: O que é e como podes proteger-te melhor
- Quintino Seguros
- 10 de abr.
- 2 min de leitura
Tens seguros que te protegem a sério? Muitos portugueses acham que sim… até precisarem deles. O chamado Protection Gap em Portugal é o espaço entre o que devia estar coberto por seguros e o que realmente está. Esta lacuna de proteção pode deixar-te vulnerável a riscos como doenças, catástrofes naturais ou dificuldades financeiras na reforma.
Neste artigo, explicamos o que é o protection gap, onde está mais presente em Portugal e como o podes fechar, com dicas simples e práticas.

O que é o Protection Gap?
O Protection Gap, ou lacuna de proteção, refere-se à diferença entre os riscos que podem causar prejuízo financeiro (como um acidente, doença grave ou sismo) e aquilo que está efetivamente coberto por seguros, poupanças ou apoios estatais.
Quando essa diferença existe, estás desprotegido, mesmo que ainda não o saibas.
Como se manifesta o Protection Gap em Portugal?
Infelizmente, a falta de seguro em áreas críticas é comum.
- Imóveis sem seguro contra sismos
Portugal é uma zona sísmica, mas a maioria das casas não está protegida contra terramotos. O seguro de incêndio é obrigatório para casas em propriedade horizontal, mas normalmente não cobre riscos como sismos.
- Sem seguro de saúde privado
Apesar do papel importante do SNS, muitas pessoas não têm seguro de saúde em Portugal, o que limita o acesso rápido a cuidados médicos. Muitos Portugueses beneficiam apenas de plano de saúde (cartão de descontos).
- Famílias sem seguro de vida
Fora dos casos em que é exigido (como nos créditos), poucos portugueses contratam seguros de vida ou invalidez, deixando as suas famílias expostas em caso de imprevisto. Ainda assim, o seguro de vida contratado para efeitos de crédito não é suficiente se algo lhe acontecer.
- Reformas sem poupança complementar
Confiar apenas na Segurança Social é arriscado. Sem poupança para reforma em Portugal, muitas pessoas terão dificuldades em manter o seu estilo de vida na reforma, tendo uma quebra significativa nos rendimentos.

Por que existe esta lacuna de proteção?
O protection gap existe por vários motivos:
Falta de literacia financeira
Desconhecimento sobre seguros em Portugal
Confiança excessiva no Estado
Orçamentos familiares apertados
Subvalorização dos riscos (“isso não me acontece”)
Como fechar o Protection Gap?
Se te identificaste com algum dos pontos acima, não estás sozinho. Mas há soluções:
✅ Revê as tuas coberturas atuais: tens seguro contra sismos? Seguro de vida?
✅ Considera um seguro de saúde privado acessível
✅ Começa uma pequena poupança mensal para a reforma
✅ Fala com um Mediador/Consultor de seguros de confiança
✅ Investe em literacia financeira, quanto mais souberes, melhor decides
Conclusão
O protection gap em Portugal é real e pode afetar qualquer pessoa. Mas com o planeamento certo e a escolha de seguros adequados, é possível viver com mais segurança e menos incerteza.
Não esperes que algo aconteça para agir. Prevenir é sempre mais barato do que remediar.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.